Projetos e Ações
Água para Todos
Bolsa Trabalho
Caminhos da Parceria
Campo Cidadão
Navega Pará
PAC no Pará
Pará Obras
Pará, Terra de Direitos
Procampo
PTP
Rios de Saúde
Comunicação
Agência Pará
Central Multimídia
Galeria de Imagens
Movimento Pará
Observatório
Pará Notícias
Portal Cultura
Revista Pará
Boletim Eletrônico
Cadastre-se para receber o boletim do governo do Pará
Nome:
E-mail:
 
Clique para conhecer mais
sobre a Governadora e 
enviar sua mensagem
Links do Governo
Home Busca: 
  
24/01/2007 - 16h47
Detran vai emplacar mototáxi
com base em lei municipal

Da Redação
Agência Pará

Mototaxistas poderão ter o veículo emplacado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Para ter acesso ao serviço, deverão comprovar o amparo da profissão por meio de legislação municipal. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (24), pelo diretor-geral do órgão, Lívio Assis, durante reunião com uma comissão de mototaxistas, na sede do Detran. Segundo ele, os prefeitos devem encaminhar ao Detran-PA uma cópia da lei municipal, regimento, documentação comprobatória da existência de associações e o número de mototaxistas autorizados pela Prefeitura local.

Lívio Assis explica que foi feita uma consulta ao diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres, que apoiou a medida. O diretor-geral do Detran-PA esclareceu que "as leis municipais vão ser cumpridas, através de uma solicitação dos prefeitos". "Não vamos conflitar com o que o Supremo Tribunal Federal determinou, que foi a inconstitucionalidade da lei estadual. Se o Supremo decidir contra as leis municipais nós tomamos outras providências", garante Assis.

O consultor jurídico Evaldo Pinto enfatiza que a irregularidade da atividade é restrita à lei estadual. "Foi feita uma ação direta de inconstitucionalidade sobre a lei estadual, que regularizava a atividade de mototaxista, mas não há nada contrário às leis municipais."

A maioria dos mototaxistas no Pará está habilitada para dirigir o veículo, mas a motocicleta não está autorizada para o transporte de aluguel, com a placa autorizada pelo Detran-PA. O Departamento vai tirar a ilegalidade do veículo nos municípios que já autorizaram, através de legislação própria, este tipo de serviço. "A regularização de leis municipais é um paliativo até que uma lei federal seja regulamentada. Os Estados e os municípios continuam amarrados, porque a Constituição Federal estipula que a legislação de trânsito é competência do Governo Federal", explica Evaldo Pinto.

A decisão do Detran leva em consideração a necessidade de minimizar os problemas, até que haja uma definição a nível federal.

Raimundo Nonato, presidente da Associação dos Mototaxistas, comemorou a decisão do Detran-PA. "Nossa luta será agora nos municípios. Com o Detran, conseguimos o que queríamos. Se conseguirmos aprovação de lei nos municípios, temos a garantia do emplacamento. Agora vamos até a Casa Civil solicitar colaboração na nossa luta."

Texto: CCS

Secretaria de Estado de Comunicação
Fone: (91) 3202-0911 e 3202-0912, fax: 3202-0913
E-mail: redacao@agenciapara.com.br

 

 

        SGN  •  Webmail  •  Clipping Secretaria de Estado de Comunicação:  redacao@agenciapara.com.br  Creative Commons License