01/01/2011
Simão Jatene é empossado governador do Pará
Rodolfo Oliveira/Ag Pa
Após missa em Ação de Graças, na Igreja da Sé, Simão Jatene saiu em caminhada até a Assembleia Legislativa, no centro histórico de Belém, para cerimônia de posse
Cláudio Santos/ Ag. Pa
Simão Jatene caminhou até o plenário da Assembleia Legislativa do Pará acompanhado de familiares, amigos e parlamentares
Rodolfo Oliveira/Ag Pa
Em solenidade, Ana Júlia Carepa transferiu a faixa governamental a Simão Jatene, governador eleito
Rodolfo Oliveira/Ag Pa
Em seu discurso, Jatene elencou as áreas da Saúde, Segurança e Educação como prioritárias do seu governo

Na manhã deste sábado (1º), tomou posse o governador eleito do Pará, Simão Robson de Oliveira Jatene (PSDB), 61 anos, em solenidade no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A faixa foi repassada pela ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT).

Antes da cerimônia de posse, Simão Jatene assistiu a uma missa de Ação de Graças por volta das 8 horas, celebrada pelo arcebispo de Belém dom Alberto Taveira e pelo arcebispo emérito dom Vicente Zico, na Igreja da Sé. Após a missa, Simão Jatene saiu em caminhada até a Assembleia Legislativa, no centro histórico da cidade, acompanhado de sua esposa, a primeira dama Ana Jatene, e do vice-governador Helenílson Pontes, junto com parlamentares, familiares e amigos.

Em palco montado na frente do Palácio Lauro Sodré e da praça João Paulo II, Ana Júlia Carepa transferiu a faixa governamental à Simão Jatene. Helenilson Ponte, vice-governador eleito, também tomou posse no novo cargo. Em seu discurso, o governador Simão Jatene declarou, em juramento: "prometo manter, defender, cumprir e fazer cumprir as constituições do Brasil e do Estado do Pará, com o objetivo de ajudar a construir uma sociedade livre, justa e solidária".

Ele enfatizou ainda que servirá a todos no governo do Pará; que ajudará, especialmente, aqueles que mais precisam; e agradeceu ao povo paraense pela confiança. "Precisamos corresponder às expectativas dos milhões que constróem este Estado com o suor do seu rosto e o calo de suas mãos".

Entre as prioridades de seu governo, Jatene elencou as áreas da Saúde, Segurança e Educação. "Dois novos hospitais irão se somar aos cinco construídos no nosso primeiro governo e, em parceria com as prefeituras, vamos modernizar os hospitais municipais. (...) É importante também investir em todo o sistema de segurança, mas é igualmente importante criar e cultivar a cultura da paz. Isto significa acabar com o conflito e caminhar para a paz, tão desejada pela população", garantiu. Sobre educação, ele acrescentou que "construir e manter escolas são tarefas do cotidiano do poder público. O que precisamos fazer é criar homens e mulheres".

Ana Júlia destacou que sai do governo "com a sensação de dever cumprido. Escolas foram reformadas, cresceu o número de empregos, internet chegou à população mais carente, e houve investimento em saúde", pontuou, ressaltando que ainda há muito a se fazer para melhorar a vida da população paraense.

O tucano Simão Jatene venceu as eleições no segundo turno, com 56,2% dos votos válidos. A petista Ana Júlia Carepa, que tentava a reeleição, ficou com 43,8% dos votos.

Histórico - Simão Jatene é filho de um imigrante libanês com uma nordestina. Nasceu em Belém, mas foi criado em Castanhal. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Pará e, na Universidade de Campinas (SP), fez mestrado na mesma área.

Em 1982, participou da primeira eleição direta para governador depois da ditadura militar. Já foi secretário de Planejamento do Estado em dois governos, secretário de Produção e secretário geral do Ministério da Previdência. Foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988. Em 2002, foi eleito governador do Pará.

Secretaria de Estado de Comunicação
Travessa Apinagés, nº 270, entre Rua dos Tamois e Mundurucus Bairro de Batista Campos CEP: 66033-170
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br