06/06/2013
Uepa divulga calendário dos Processos Seletivos 2014
Mácio Ferreira/UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) publica nesta quinta-feira, 6, a estrutura, calendário, critérios de eliminação e ponto de corte dos Processos Seletivos 2014 - Prise e Prosel. No ano passado, mais de 106 mil candidatos se inscreveram no certame, que ofertou 3.262 vagas em 24 cursos de graduação. Este ano, as inscrições começam em agosto.

O ingresso de estudantes de graduação na Uepa é realizado por meio de duas opções de seleção. O Processo Seletivo (Prosel), no qual o candidato faz as três etapas em um único ano, e o Prise, quando os candidatos são avaliados anualmente de acordo com a série que esteja cursando no Ensino Médio.

As três etapas de seleção ocorrerão, respectivamente, nos dias 24 e 25 de novembro, e 15 de dezembro. Já os exames habilitatórios para os candidatos que disputam as vagas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música serão realizados nos dias 6 e 20 de outubro.

A 1ª Etapa, do dia 24 de novembro, constará de uma prova de conhecimentos gerais, com 56  questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos das matérias de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia. A pontuação dessa etapa é de 56 pontos.

No dia seguinte, os candidatos voltam para fazer a segunda etapa, que será uma prova de conhecimentos gerais, constituída de 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, a partir dos conteúdos das disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). A pontuação dessa etapa é de 60 pontos.

Serão automaticamente eliminados para a realização da terceira etapa o candidato que, na soma dos pontos obtidos na primeira e segunda etapas, não alcançar 40 pontos; que na segunda etapa obtiver zero de acertos em quatro ou mais disciplinas; obtiver menos de 12 pontos na prova objetiva da terceira etapa; obtiver, na redação, percentual inferior a 20% dos pontos, ou seja, menos de 6 pontos do máximo exigido, que é de 30 pontos; no cômputo global, obtiver pontuação inferior a 25% dos pontos máximos exigidos, ou seja, menos de 50 pontos dos 200 pontos totais; ou que na terceira etapa obtiver zero de acertos em quatro ou mais disciplinas.

A terceira e última etapa do certame, que será realizada no dia 15 de dezembro, constará de uma prova de redação, valendo 30 pontos e de 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada, a partir de conteúdos das disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). A pontuação total dessa etapa é de 84 pontos.

Até o dia 31 de agosto do ano em curso, a Uepa vai divulgar as normas e procedimentos para inscrição nos concursos de que trata, bem como cursos oferecidos, quantitativo de vagas e turnos. Este ano não haverá alterações no conteúdo programático e nas leituras obrigatórias para Processo Seletivo 2014 da instituição. O material está disponível no hotsitehttp://paginas.uepa.br/processosseletivos/.

Ize Sena - Uepa
Fone: (91) 3244-5201 (91) 3299-2221 / (91) 8112 0744