02/04/2013
Governo solicita a ANTT novas inserções no traçado da Ferrovia Norte-Sul
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Antônio Silva/Ag. Pará
O traçado da ferrovia deve contemplar os aspectos econômicos e sociais, em especial dos municípios como Paragominas
Divulgação
À direita, gráfico que mostra a ferrovia no território nacional e à esquerda, a ferrovia do trecho entre Barcarena/PA e Açailândia/MA

O governador do Pará em exercício, Helenilson Pontes, enviou um ofício para o diretor interino da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Fernando do Nascimento, no qual solicita o encaminhamento, ao Executivo Estadual, do traçado da ferrovia Norte-Sul que vai ligar o município de Açailândia, no Maranhão, ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, na Região de Integração do Tocantins.

No documento, Helenilson enfatiza que o traçado da ferrovia deve contemplar os aspectos econômicos e sociais, em especial dos municípios de Paragominas e Rondon do Pará, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. O governador em exercício alega que estes municípios apresentam grande potencial de desenvolvimentos e nichos de futuros empreendimentos identificados, dentre os quais as plantas destinadas à produção de alumina gerenciadas pela Norks Hydro e Votorantin Metais, duas gigantes do setor industrial.

O empreendimento da Norks Hydro, exemplifica Helenilson, trouxe ao Pará o mais moderno parque industrial do mundo no segmento de alumínio, incluindo a extração de bauxita e o minério in natura pela Mineração Paragominas S.A (MPSA), em Paragominas, e o beneficiamento do alumínio, no estágio de lingote, em Barcarena, sendo essa última planta integrada ao Complexo Portuário de Vila do Conde. Já em Rondon do Pará, o projeto a ser considerado em um novo traçado está em fase adiantada de estudo de viabilidade para exploração de mina e implantação de refinaria de alumina, sob responsabilidade da Votorantim Metais.

Ainda Helenilson Pontes afirma que outro aspecto a ser considerado no projeto é a ligação da EF-151 à Rota do Futuro "Condomínio Portuário e Industrial do Espadarte", no nordeste do Pará, via ramal ferroviário, “por se tratar de um local na costa atlântica paraense altamente viável por sua localização estratégica e vantagens competitivas incomuns na Amazônia”.

Por fim, o governador em exercício solicitou a implantação de pelo menos três estações de embarque e desembarque de carga e passageiros em território paraense. Ele ressalta que desde já a equipe técnica estadual ficará à disposição da ANTT para melhor definição do projeto, "no sentido de que o Pará possa aproveitar esse grande empreendimento nacional como uma janela de oportunidade para impulsionar o seu próprio desenvolvimento", finaliza.

 

Texto:
Bruna Campos - Secom
Fone: (91) 3202-0923 / (91) 9306-0990
Email: brunacampos@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Comunicação
Travessa Apinagés, nº 270, entre Rua dos Tamois e Mundurucus Bairro de Batista Campos CEP: 66033-170
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br
Enviar essa notícia por e-mail.
Seu Nome
Seu E-Mail
Enviar para
E-Mail
  Para mais de uma e-mail, separe-os por ","
Comentário
 
Governo e Entidades
Portal do Governo
SGN.NET   Webmail Agência  Webmail Secom   Governo do Estado do Pará - 2010 © Todos os direitos reservados - W3C CSS / XHTML