29/03/2013
Susipe e Prefeitura de Santa Izabel fecham parceria para projeto Florescer

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e a Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará fecharam um convênio para implementação do projeto Florescer, que tem por objetivo garantir trabalho remunerado à mão de obra carcerária na prefeitura do município. O contrato foi assinadado no dia último 25, pelo prefeito de Santa Izabel, Gilberto Pessoa, e pelo superintendente da Susipe, tenente coronel André Cunha, na sede da Superintendência, em Belém.

Na primeira fase, o projeto Florescer vai contar com a participação de 15 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, que realizarão serviços diários de revitalização de canteiros, limpeza de ruas e recuperação de praças do município, recebendo o benefício da remissão, que para cada três dias trabalhados reduz um dia da pena imputada ao apenado. A remuneração dos internos será paga através da parceria firmada entre a Susipe e Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará.

"Com essa parceria, nós pretendemos contribuir de forma efetiva para a reinserção social desses detentos, garantindo que, por meio desse trabalho, eles possam se ressocializar e assegurar o sustento próprio e de suas famílias", afirma o prefeito de Santa Izabel. De acordo com o diretor do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivaldo Capeloni, “além de promover a reinserção social por meio do trabalho e serem beneficiados com a remição de pena, os internos também irão receber qualificação profissional. É também uma oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho”, destaca.

O Complexo Penitenciário de Santa Izabel reúne, atualmente, sete unidades prisionais que somam uma população carcerária de aproximadamente 2.200 internos. Entre as sete unidades está a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, onde 612 detentos cumprem pena em regime semiaberto. "A nossa meta é tornar o Complexo, em especial a Colônia Penal, uma unidade referência no cumprimento de penas em regime semiaberto do Brasil. Um exemplo a ser seguido em nível nacional", explicou o superintendente André Cunha.

Na semana passada, a Prefeitura Municipal de Belém também anunciou a contratação de 100 internos do regime semiaberto que irão trabalhar na limpeza de ruas e canais da capital. O convênio entre a Susipe e as Prefeituras de Belém e Santa Izabel passa a vigorar a partir da publicação no Diário Oficial da União.

Timoteo Lopes - Susipe
Email: acssusipe@gmail.com