14/02/2013
Novo sistema para emissão de Carteira de Identidade já está disponível
Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
O novo sistema evita que o usuário fique esperando para conseguir a Carteira de Identidade

Já está funcionando o novo sistema de agendamento eletrônico, no site da Polícia Civil, para emissão de Carteira de Identidade no Pará. Desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas, vinculada à Diretoria de Informática, o sistema agora está mais objetivo, e não precisa da confirmação de agendamento enviada via e-mail, como era antes.

A partir de agora, o usuário receberá no ato do agendamento o número de protocolo do atendimento, que deverá ser apresentado no Posto de Identificação Civil, no dia marcado para emissão do documento. Segundo o titular da Diretoria de Identificação "Enéas Martins", da Polícia Civil, papiloscopista Ricardo Paula, com o novo sistema a confirmação do agendamento não será mais enviada por e-mail. "O usuário deverá anotar ou imprimir o número de protocolo gerado no sistema e depois deverá ir ao Posto de Identificação desejado", explicou.

Conforme o diretor, a mudança aconteceu depois que problemas no envio da mensagem de confirmação do agendamento foram detectados. “Verificamos que os e-mails Hotmail e Yahoo estavam bloqueando a mensagem de confirmação dos agendamentos", informou. No novo sistema, detalhou Ricardo Paulo, o usuário vai preencher, no formulário de agendamento disponível na internet, o nome completo e depois indicar a via da Carteira de Identidade que vai solicitar. Em seguida, preencherá os seguintes dados: data de nascimento, número de telefone para contato e código de segurança, e depois escolherá, dentre cinco locais, o Posto de Identificação Civil para emissão do documento e o horário do atendimento. Ao clicar para continuar, o usuário poderá corrigir os dados informados ou confirmar o agendamento.

Ao confirmar, o sistema fornecerá ao usuário o número do protocolo do atendimento, que deverá ser informado no Posto de Identificado, já no momento da emissão do documento. Atualmente, a Diretoria de Identificação dispõe de cinco Postos de Identificação Civil na Região Metropolitana de Belém, para emissão de Carteiras de Identidade, exclusivamente por meio de agendamento - Posto da Delegacia Geral; Posto da Unidade Integrada Pró-Paz da Terra Firme; Posto da Galeria BR, em Ananindeua; Posto da Estação Cidadania do Jurunas e Posto da Estação Cidadania do Guamá. Além do agendamento eletrônico, a Polícia Civil dispõe de agendamento telefônico, por meio dos fones 4006-9046, 4006-9002 ou 4006-9020, que atendem de segunda à sexta-feira, em horário comercial, exceto feriados.

Segundo o analista de sistemas André Carvalho, coordenador de Sistemas da Diretoria de Informática da Polícia Civil, nos anos de 2011 e 2012 foram realizados 173.459 agendamentos por meio do serviço eletrônico, via internet ou por telefone, para emissão da Carteira de Identidade. Os números mostram que, cada vez mais, o cidadão está recorrendo ao serviço de agendamento para obter o documento, já que o serviço é mais seguro e sem a necessidade de o cidadão ficar na fila, aguardando senha, para ser atendido, já que o agendamento garante o atendimento no dia e horário marcados previamente. A Polícia Civil dispõe ainda de Postos de Identificação que atendem por ordem de chegada e com número limitado de senhas. A meta é que, gradativamente, outros Postos de Identificação passem a emitir o documento apenas por agendamento.

Walrimar Santos - Polícia Civil
Email: walrimar@gmail.com

Polícia Civil do Estado
Av. Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco C. Bairro: Nazaré - Belém - Pará. CEP: 66040-903