13/09/2012
Produtores familiares fornecerão flores tropicais para ornamentação no Círio
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias

As flores tropicais produzidas pelos agricultores familiares da Região Metropolitana de Belém, capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), ganharão espaço nas procissões que acontecem durante a maior manifestação religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré, comemorado no segundo domingo de outubro, dia 13. A empresa também será, a partir deste ano, a responsável pelo paisagismo da Praça do Santuário, que concentra a programação da festividade

Alpinia, bastão do imperador, orquídeas e as folhagens vão ornamentar a berlinda na maioria das romarias e alguns dos altares da festa. Segundo a diretoria do Círio, desde 2007 as flores tropicais fazem parte da decoração da festa. Conhecidas pela sua rusticidade, beleza, cores fortes e perfume, duram até 15 dias se colhidas no tempo certo e bem cuidadas. “Além disso, são adaptadas ao nosso clima e têm harmonia com o motivo amazônico”, disse Soraia Araújo, engenheira agrônoma da Emater.

Outra missão que a Emater assume a partir deste ano é a revitalização e manutenção do paisagismo da Praça Santuário. O espaço que recebe a imagem de Nossa Senhora de Nazaré para a visitação pública vai passar por uma intervenção conduzida por uma equipe técnica da Emater. O trabalho, que já começa nesta sexta-feira, 14, vai acontecer em dois turnos, de tarde e de madrugada.

Por conta do tempo, nesse primeiro momento que antecede o Círio, a praça receberá apenas manutenção de grama e reposição de algumas flores que estão deterioradas pela ação do tempo. Posteriormente, a Emater prossegue o trabalho com o paisagismo da praça, já preparando o espaço para o Natal, que este ano terá novidades, como a utilização de plantas tropicais na praça.

O trabalho de revitalização e manutenção da praça vai usar também a mão de obra de 18 egressos do Sistema Penitenciário do Pará, que estão sendo capacitados para a produção e comercialização de flores ornamentais por meio do projeto “Cultivando Flores e Vidas”, do programa Articulação e Cidadania da Casa Civil da Governadoria e executado pela Emater.

A Emater é a primeira instituição pública que realiza este tipo de trabalho na Praça Santuário. De acordo com Kleber Vieira, um dos coordenadores do Círio, a parceria chegou em um momento muito importante. “Tudo o que vai acontecer de novo é na verdade a divisão do trabalho do Círio que acontece a muitas mãos”, enfatizou Vieira. Para a presidente da Emater, Cleide Amorim, a parceria tem duas vertentes, a devoção e a fé, mas também o econômico e social para os agricultores familiares que vão estar comercializando suas produções.

 

Texto:
Iolanda Lopes - Emater
Fone: (91) 3256- 5410 / (91) 9168-0535
Email: iolanda1lopes@hotmail.com / ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 12 S/N. Marituba-PA. CEP: 67.105-970
Fone: (91) 3299 3419
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br / gabinete@emater.pa.gov.br
Enviar essa notícia por e-mail.
Seu Nome
Seu E-Mail
Enviar para
E-Mail
  Para mais de uma e-mail, separe-os por ","
Comentário
 
Governo e Entidades
Portal do Governo
SGN.NET   Webmail Agência  Webmail Secom   Governo do Estado do Pará - 2010 © Todos os direitos reservados - W3C CSS / XHTML