04/08/2012
Ampliação de UTIs duplicará número de leitos no Hospital do Baixo Amazonas
Cristino Martins/Ag. Pará
O Hospital Regional do Baixo terá mais 25 leitos para as UTIs, após ter ampliado o Serviço de Hemodiálise e de Fisioterapia, entregues pelo governador Simão Jatene
Cristino Martins/Ag. Pará
Com a ampliação do número de leitos, o Hospital Regional do Baixo Amazonas poderá realizar cirurgias cardíacas
Divulgação
O ato de assinatura do contrato para a obra de ampliação das UTIs teve a presença do vice-governador Helenilson Pontes e de outras autoridades

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional do Baixo Amazonas "Dr. Waldemar Penna" serão ampliadas. O contrato para realização da obra foi assinado na manhã de sexta-feira (3), no auditório do hospital, pela Pró-Saúde, Organização Social gestora da instituição, e a construtora Compacta. O ato de assinatura contou com a presença do vice-governador Helenilson Pontes, do secretário Especial de Proteção e Desenvolvimento Social em exercício, Arthur Lobo, e do diretor geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi.

Com a ampliação das UTIs, o Hospital Regional, localizado no município de Santarém, no oeste do Estado, passará dos atuais 24 para 49 leitos. Hoje, estão disponíveis à população sete leitos de UTI Adulto, sete de UTI Pediátrica, sete de UTI Neonatal e três leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Após a conclusão da obra, o hospital ficará com 20 leitos de UTI Adulto, 10 de Neonatal, 10 Pediátricos e nove de UCI. Segundo o secretário Arthur Lobo, após a conclusão da obra o HRBA vai poder realizar outros importantes procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas. “A grande vantagem é permitir que consigamos avançar na parte de atenção, promovendo novos procedimentos, como as cirurgias cardíacas, pois já dispomos de equipe qualificada para realizar esses procedimentos”, afirmou Arthur Lobo.

O vice-governador Helenilson Pontes destacou o desafio que representou para o governo do Estado a implantação do Hospital Regional do Baixo Amazonas, como estratégia para integração da população de todo o oeste do Pará. “O Hospital Regional vem obtendo grandes avanços e sendo reconhecido por isso. Hoje é, sem dúvida, uma referência em Saúde no Estado. Estamos mais que dobrando os leitos de UTI, o que permitirá uma ampliação dos serviços e maior cobertura para os pacientes que precisam do atendimento de alta complexidade. Isso demonstra nosso compromisso com a saúde pública”, afirmou.

Suporte - A obra para ampliação das UTIs está orçada em R$ 2.719.942,30, além dos investimentos a compra de equipamentos. O prazo de execução é de 150 dias, com início previsto para a primeira quinzena deste mês. Segundo o diretor geral Hebert Moreschi, a ampliação atenderá a um grande anseio da saúde pública regional e à necessidade de aumentar o suporte aos procedimentos difíceis de serem executados, devido à falta de leitos de UTI.

“Estamos vivendo um ano extremamente positivo para a evolução da saúde do oeste do Pará. Ampliamos os serviços de alta complexidade, implantamos a Residência Médica, vamos implantar a Braquiterapia, transplantes e vários outros projetos importantes. Para a viabilização de vários desses projetos o aumento no número de leitos de UTIs é fundamental, pois a maioria dos pacientes de alta complexidade necessita de retaguarda para a realização de seus procedimentos. Esse grande investimento, feito pelo governo do Estado, vai ao encontro de uma das maiores necessidades em saúde da nossa região, que é a terapia intensiva”, ressaltou o diretor.

Também participaram do ato de assinatura do contrato para a obra Eliane Miranda, diretora da 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Bruno Moura, representante da Diretora Técnica e do Conselho de Administração do HRBA; José Henrique Borba, diretor da construtora Compacta, e o deputado estadual Nélio Aguiar.

Secretaria de Estado de Comunicação
Travessa Apinagés, nº 270, entre Rua dos Tamois e Mundurucus Bairro de Batista Campos CEP: 66033-170
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br