04/08/2012
Ampliação de UTIs duplicará número de leitos no Hospital do Baixo Amazonas
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional do Baixo Amazonas "Dr. Waldemar Penna" serão ampliadas. O contrato para realização da obra foi assinado na manhã de sexta-feira (3), no auditório do hospital, pela Pró-Saúde, Organização Social gestora da instituição, e a construtora Compacta. O ato de assinatura contou com a presença do vice-governador Helenilson Pontes, do secretário Especial de Proteção e Desenvolvimento Social em exercício, Arthur Lobo, e do diretor geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi.

Com a ampliação das UTIs, o Hospital Regional, localizado no município de Santarém, no oeste do Estado, passará dos atuais 24 para 49 leitos. Hoje, estão disponíveis à população sete leitos de UTI Adulto, sete de UTI Pediátrica, sete de UTI Neonatal e três leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Após a conclusão da obra, o hospital ficará com 20 leitos de UTI Adulto, 10 de Neonatal, 10 Pediátricos e nove de UCI. Segundo o secretário Arthur Lobo, após a conclusão da obra o HRBA vai poder realizar outros importantes procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas. “A grande vantagem é permitir que consigamos avançar na parte de atenção, promovendo novos procedimentos, como as cirurgias cardíacas, pois já dispomos de equipe qualificada para realizar esses procedimentos”, afirmou Arthur Lobo.

O vice-governador Helenilson Pontes destacou o desafio que representou para o governo do Estado a implantação do Hospital Regional do Baixo Amazonas, como estratégia para integração da população de todo o oeste do Pará. “O Hospital Regional vem obtendo grandes avanços e sendo reconhecido por isso. Hoje é, sem dúvida, uma referência em Saúde no Estado. Estamos mais que dobrando os leitos de UTI, o que permitirá uma ampliação dos serviços e maior cobertura para os pacientes que precisam do atendimento de alta complexidade. Isso demonstra nosso compromisso com a saúde pública”, afirmou.

Suporte - A obra para ampliação das UTIs está orçada em R$ 2.719.942,30, além dos investimentos a compra de equipamentos. O prazo de execução é de 150 dias, com início previsto para a primeira quinzena deste mês. Segundo o diretor geral Hebert Moreschi, a ampliação atenderá a um grande anseio da saúde pública regional e à necessidade de aumentar o suporte aos procedimentos difíceis de serem executados, devido à falta de leitos de UTI.

“Estamos vivendo um ano extremamente positivo para a evolução da saúde do oeste do Pará. Ampliamos os serviços de alta complexidade, implantamos a Residência Médica, vamos implantar a Braquiterapia, transplantes e vários outros projetos importantes. Para a viabilização de vários desses projetos o aumento no número de leitos de UTIs é fundamental, pois a maioria dos pacientes de alta complexidade necessita de retaguarda para a realização de seus procedimentos. Esse grande investimento, feito pelo governo do Estado, vai ao encontro de uma das maiores necessidades em saúde da nossa região, que é a terapia intensiva”, ressaltou o diretor.

Também participaram do ato de assinatura do contrato para a obra Eliane Miranda, diretora da 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Bruno Moura, representante da Diretora Técnica e do Conselho de Administração do HRBA; José Henrique Borba, diretor da construtora Compacta, e o deputado estadual Nélio Aguiar.

 



Secretaria de Estado de Comunicação
Travessa Apinagés, nº 270, entre Rua dos Tamois e Mundurucus Bairro de Batista Campos CEP: 66033-170
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br
Enviar essa notícia por e-mail.
Seu Nome
Seu E-Mail
Enviar para
E-Mail
  Para mais de uma e-mail, separe-os por ","
Comentário
 
Portal do Governo
SGN.NET   Webmail Agência  Webmail Secom   Governo do Estado do Pará - 2010 © Todos os direitos reservados - W3C CSS / XHTML