A Santa Casa iniciou, na manhã deste sábado, 14, a transferência de 20 bebês para a nova ala da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), improvisada emergencialmente, para possibilitar a instalação da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com capacidade de 10 leitos. A medida foi anunciada na ultima sexta-feira, 13, pelo governador Simão Jatene, durante visita às obras da nova Santa Casa.
Eunice Begot, presidente da Fundação, afirma que para as ações emergenciais foi investido mais de R$ 1,3 milhão com a compra de equipamentos e insumos. “Estamos contratando médicos neonatologistas e aumentando o número de leitos da UTI para 50. Em breve, com a entrega do novo espaço, serão mais 100 leitos para atender a população”, ressalta a dirigente.
"Se a questão da atenção básica não for resolvida, a lotação da Santa Casa continuará. Muitas são as mulheres que chegam aqui sem nunca terem feito um pré-natal, com casos de infecção urinária mal tratada, o que acaba gerando um parto prematuro e um bebê prematuro, que precisa de um leito de UTI. Analisando a situação desse ponto, percebemos que a solução para esses problemas está muito mais fora que dentro dos muros da Santa Casa. E é na fonte desse problema que precisamos agir, e de forma urgente”, enfatizou.
Texto:
